Após a inscrição, o correspondente imobiliário fará as avaliações e simulações para poder apresentar a proposta para o proponente. As parcelas e valores de entrada variam de pessoa para pessoa. Fatores como renda, idade e FGTS interferem nos valores.
Não. A inscrição no Programa não exige nenhum tipo de pagamento. Se alguém quiser cobrar qualquer valor para sua participação ou prometer alguma vantagem como “passar na frente”, denuncie, pois trata-se de golpe.
Sim, a participação de outra pessoa no financiamento significa que ela será coproprietária do imóvel, e não poderá solicitar outro financiamento de imóvel com recursos do governo.
Na composição de renda, devem ser consideradas todas as pessoas que vão compor renda.
Não. O programa Casa Verde e Amarela incentiva a aquisição do primeiro imóvel. As famílias que já foram contempladas com imóvel do Programa Minha Casa Minha Vida ou do próprio Casa Verde e Amarela não podem participar novamente.
Como é um financiamento, não há cláusulas que impeçam a venda ou aluguel do imóvel.
O Programa Casa Verde Amarela permite financiar em até 35 anos. Entretanto, o tempo de financiamento varia de acordo com a idade do proponente.
Não. O reagendamento só será feito uma única vez. Caso falte documentos ou algum documento esteja ilegível, ou ainda conste restrição em um dos proponentes que irão compor a renda, não será feita a inscrição.
Conforme edital no item 2.3.3 - A inscrição só será feita com a apresentação de TODA a documentação ORIGINAL com todas as informações legíveis.
E, no item 2.3.2 - Não possuir restrições no CPF dos proponentes;

Nesses casos, será dada uma outra oportunidade e será feito o reagendamento do proponente.
Para maiores informações, o cidadão pode consultar o Edital 001/2022 no endereço: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/edital/216/edital_n._01_2022-secretaria_municipal_de_assistencia_social.pdf
ou procurar pessoalmente o Departamento de Habitação.
Para se inscrever, deve ser feito o agendamento online através do Portal da Prefeitura pelo site: http://habitacao.lucasdorioverde.mt.gov.br/portal/agendamento ou presencialmente no Departamento de Habitação. Só serão atendidas as pessoas que tiverem agendadas.
Conforme regras do Agente Financiador, já que este é um Programa Habitacional de Financiamento, NÃO é permitida a participação de quem estiver com o nome sujo (com restrições financeiras).
O tempo de moradia é considerado somente para pessoas com 18 anos de idade ou mais. Os documentos para comprovação devem ser apresentados no Departamento de Habitação e serão analisados. Exemplos de documentos válidos para comprovação de tempo de moradia:
- Título de eleitor ou certidão eleitoral no município de Lucas do Rio Verde-MT;
- Carteira de Trabalho constando data dos registros em empresas pertencentes ao município de Lucas do Rio Verde-MT (a) Título de eleitor ou certidão eleitoral;
b) Carteira de Trabalho com as informações dos registros em CTPS (caso haja registro em outro município, o tempo de moradia é considerado somente após o último registro em Lucas do Rio Verde-MT).
c) Contrato de aluguel;);
- Demais documentos serão analisados pelo Departamento de Habitação.